top of page

Editorial Online

A unicidade do webjornalismo

Nos dias de hoje, é nítido a necessidade de uma plataforma virtual para qualquer veículo de comunicação. Diferentemente do jornal impresso, cujo as notícias possuem a forma de pirâmide invertida, colocando em evidência o assunto principal, o webjornalismo se baseia na navegação não linear para produzir notícia.

Uma navegação não linear é a desconstrução da notícia, na qual o leitor escolhe o que é importante ou não, tornando-se interativa. Isto é, o leitor não é visto como um receptor somente, ele tem também poder de escolha para onde ir e o que deseja consumir.

Para concretizar este objetivo, a adaptação dos conteúdos torna-se imprescindível para valorização da cibercultura e dos seus usuários. Pois, a Folha entende que o espaço virtual é ímpar e possui necessidades diferentes de qualquer outro meio de comunicação e não é sustentável um blog/site que não se adeque às exigências dele.

Sendo assim, a pirâmide invertida em terceiro ou segundo nível é o nosso referencial para construir o layout e produzir as reportagens deste blog, servindo para experimentarmos as futuras transformações do jornalismo.

Por amor à profissão, nós buscamos o webjornalismo e encaramos seus desafios, com sentimento de renovação e de luta. Como por exemplo: a reportagem que traça o perfil do esporte brasiliense, o álbum de fotografias da reforma do Espaço Renato Russo, o vídeo sobre empreendedorismo e assim vai.

A elaboração do blog inspirou à mim e demais alunos a darmos continuidade a produção de conteúdo periodicamente para treinar e aperfeiçoar as técnicas de escrita para Web e de SEO (Search Engine Optimization). Apesar de não ter saído do papel ainda, a lição foi aprendida: não se pode ter receio do futuro e menos ainda desacreditá-lo.

Conforme a linha editorial estabelecida pela equipe, acreditamos que um jornal pode sim sobreviver com credibilidade para desmentir as fake news e ter o reconhecimento na sociedade por optar pela imparcialidade e objetividade, e por ouvir todos os lados, inclusive os receptores das notícias.

Carta da Editora do Blog/Site

Luciana Costa

+ Editorial

Expediente

Reportagens

Entrevistas

Site produzido e aprovado pela Universidade Paulista - UNIP.

bottom of page