top of page

Cultura

Inovando o visual 

Moda sustentável: a tendência do momento

Aprenda como ter um guarda-roupas sustentável e evitar o consumismo

Por Marina Ribeiro e Yago Fernandes

Moda Sustentável é uma tendência do momento. Tem ganhado cada vez mais espaço no mercado de moda do Brasil e do mundo, tem o objetivo de reduzir impactos ambientais que podem ser causados pela produção excessiva de roupas. É um jeito que muitas pessoas encontram de unir sustentabilidade, moda e economia.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, moda sustentável vai além de apenas comprar roupas usadas e reutilizar. É um trabalho que visa também apoiar marcas que tenham relação amigável com o meio ambiente, ou seja, se preocupar com a origem do produto, saber quem confecciona e evitar marcas que usam mão de obra escrava.

capa cultura.jpg

BRECHÓ CÁRITAS

Trata-se de um projeto brasileiro que é ligado a igreja católica. Tem atuação no Brasil inteiro, em todas as regiões brasileiras e tem dois objetivos: disponibilizar roupas para pessoas carentes por um preço mais acessível e outro destinado para processos sociais.

O idealizador do brechó Cáritas em Brasília, Jaime Conrado, diz que ”As roupas são recebidas da Alemanha, chega em fardos com aproximadamente 200 kg cada e são separadas e as roupas que já estão mais usadas que o normal são repassadas para outra instituição, normalmente de refugiados.”

“Para criar a política de preço, o projeto visitou lojas de departamento e evitou colocar preços semelhantes os dessas lojas, colocou preços mais baixos que o proposto para evitar uma exclusão. Uma calça custa em torno de 80 a 100 reais, aqui no brechó você pode achar calça em prefeito estado por apenas 10 reais, ou seja, a nossa política é fazer com que as pessoas de baixa renda consigam vim aqui e comprar. O objetivo do projeto é ajudar quem precisa!” afirma Conrado sobre a política de preço.

Tayse Maris, 24, formada em moda e assessora do brechó conta o que levou a entrar nesse mercado: “foi a quebra de padrão da moda, a gente vive em tempos que a moda está se refazendo. Acho importante todos verem a forma em que consomem roupas. Esse ciclo de sustentabilidade foi o que mais me chamou atenção”.

O Brechó funciona de segunda à sexta de 08h às 18h e é fechado sábados e domingos. Endereço: SDS Bloco P Ed. Venâncio III - Sala 410, SHCS - Brasília, DF, 70393-902.

BRECHÓ PEÇA RARA

O brechó Peça Rara nasceu no ano de 2007, na 307 sul, em Brasília e tinha como ideia inicial somente a venda de peças infantis, que ainda não tinham na cidade. Foi então que Bruna Vasconi, idealizadora do Peça Rara, decidiu abranger outros públicos, com roupas para homens e mulheres.

cultura.jpg

Entrevista com Bruna Vasconi, idealizadora do brechó Peça Rara. Foto: Pedro Lemos

sapato cultura.jpg

Sapatos do brechó Peça Rara.

Foto: Pedro Lemos

Vasconi relata que sempre gostou de brechós, mas nunca pensou em abrir um. “Na verdade, eu sempre gostei de brechós. Em Brasília não tinham muitos, mas como eu ia bastante à São Paulo, eu sempre frequentava os brechós de lá. E na verdade eu não pensava em ter um brechó, eu pensava em ter um negócio que fosse diferente, que fosse uma inovação para as pessoas e para a cidade” explica.

O Peça Rara é o primeiro brechó, em Brasília, exclusivo para homens. Foi inaugurado em 2012 e se localiza na loja da 408 sul. O brechó também vende produtos para casa, como móveis, eletrodomésticos e produtos para criança, como berço e carrinho para bebês.

O brechó conta com cinco unidades espalhadas pelo DF. Para conferir os endereços, basta acessar o link: https://pecararabrecho.com.br/#nossas-lojas.

Site produzido e aprovado pela Universidade Paulista - UNIP.

bottom of page