Esportes
Incentivo do Governo do Distrito Federal
Os principais programas são da Secretaria de Estado do Esporte, Turismo e Lazer
Por nome dos alunos
Centros Olímpicos e Paralímpicos
1.
Bolsa Atleta
2.
Compete Brasília
3.
Boleiros
4.
Apoio a Eventos
5.
Centros Olímpicos e Paralímpicos
A iniciativa tem a finalidade de assegurar o atendimento socioeducativo por meio da prática esportiva, de ações transversais, sócio recreativas e de lazer contribuindo, assim, para o pleno desenvolvimento humano. Os locais oferecem, prioritariamente, às crianças e adolescentes, alternativas diferentes de vida usando atividades que defendem valores como cooperação, solidariedade, pensamento crítico, autoestima, entre outros. As unidades também oferecem atividades a adultos, idosos e pessoas com deficiência. Atualmente, existem 12 Centros em funcionamento, atendendo aproximadamente 40 mil alunos matriculados.
Bolsa Atleta
O programa oferece patrocínio individual de atletas e paratletas de alto rendimento que obtêm bons resultados em competições nacionais e internacionais de sua modalidade. O programa garante condições mínimas para que se dediquem, com exclusividade, ao treinamento e competições locais, sul-americanas, pan-americanas, mundiais, olímpicas e paralímpicas.
Compete Brasília
O programa tem como objetivo incentivar a participação de atletas e paratletas de alto rendimento das mais diversas modalidades em campeonatos nacionais e internacionais, por meio da concessão de transporte aéreo (destinos nacionais e/ou internacionais) e/ou transporte terrestre (destinos nacionais).
Boleiros
O programa tem como finalidade fomentar e apoiar o desenvolvimento do esporte amador praticado em qualquer região administrativa do Distrito Federal. O apoio é concedido a entidades sem fins lucrativos (ligas ou associações), com serviços de arbitragem, premiação e compra de material de estrutura básica (bolas, redes, coletes e formulários de súmula).
Apoio a Eventos
Apoiar eventos promovidos por pessoas jurídicas, órgãos públicos, entidades governamentais e não governamentais sem fins lucrativos, com recursos materiais de infraestrutura e logística, os quais poderão ser destinados ao fomento das práticas esportivas nos seguintes eixos: esporte de alto rendimento; esporte educacional e esporte de participação e lazer. A intenção é consolidar a prática esportiva no Distrito Federal, como instrumento de inclusão social e plena cidadania, além de estimular resultados expressivos nas competições nacionais e internacionais.
*Informações cedidas pela Claúdia Ramalho, assessora de comunicação da Secretária de Estado do Esporte, Turismo e Lazer.
