Política
Candidatos ao Governo do Distrito Federal
Rodrigo Rollemberg (PSB)

Foto: Divulgação
Rodrigo Sobral Rollemberg é o atual governador do Distrito Federal. Analista Legislativo do Senado Federal, Rollemberg é filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) desde 1985. Foi Senador, Deputado Federal e Deputado Distrital da capital. É graduado em História, possui três filhos e é irmão do jornalista Armando Sobral Rollemberg.
Tentando sua reeleição, Rollemberg traz menos propostas para o seu governo em comparação aos outros candidatos. A maioria de suas propostas focam na melhoria da economia e infraestrutura do Distrito Federal
Já os outros planos estão voltados na realização daquilo que não foi concluído em seu último mandato. O candidato pretende começar a obra de expansão das linhas de metrô até a Asa Norte, iniciar a reforma do Teatro Nacional e também entregar todas as obras que não concluídas.
Em questões de saúde, Rollemberg planeja construir o Hospital do Câncer para dar suporte às pessoas que sofrem dessa doença. Para as regiões de Ceilândia, Samambaia e São Sebastião, visa construir mais Unidades Básicas de Saúde (UBS).
É interessante ressaltar que o atual governador tem o intuito de resolver definitivamente os problemas relacionados ao abastecimento de água no Distrito Federal. Além disso, pretende finalizar a obra de captação e tratamento de Corumbá.
Pode-se destacar também dentro do seu plano de governo a intenção do candidato em realizar um reajuste aos servidores públicos. Rollemberg também pretende destinar metade dos cargos de direção no governo do DF a mulheres.
Apesar das duras críticas sofridas na Rodoviária do Plano Piloto, algumas pessoas ainda apoiam o candidato para continuar no cargo de governador. Isso se deve principalmente pela falta de interesse da população em procurar entender e conhecer os demais candidatos e também como uma “outra chance” para Rollemberg terminar as suas promessas iniciadas em seu atual mandato.
Juliano* defende a continuação do governo do deputado. “Foi muito melhor do que o Agnelo”, ele comenta. O entrevistado, que pediu para não ser identificado, ainda complementa: “Conheço a trajetória de vida dele e confio em seus conhecimentos voltados à gestão pública.”.
NAS REDES SOCIAIS
@RollembergPSB – “(...) apaixonado por Brasília, por sua gente, sua alvorada, seu entardecer multicolorido e suas noites estreladas.”
No Twitter, Rodrigo Rollemberg visa manter informados os seus seguidores sobre debates, gestão do DF, propostas de governo, assuntos administrativos e sua imagem pessoal como político.
Com 11,1 mil tweets, 34,4 mil seguidores e 619 publicações curtidas, o candidato tem usado a rede social a seu favor variando as postagens. Com um ótimo mecanismo para chamar atenção do seu público, Rollemberg faz muito uso de mídias e vídeos, o que traz maior interesse e repercussão.
Ainda assim, sua interatividade não é uma das maiores. Suas postagens não passam de 10 comentários e 5 retweets, em média.
RollembergPSB - “Geração Brasília”
No Facebook, o candidato Rollemberg apresenta 110 mil seguidores. A periodicidade de suas publicações variam de oito a mais postagens por dia, abordando assuntos diversificados.
“Nossas postagens mostram o meu dia a dia e assuntos importantes para Brasília. Aqui, prezamos por um diálogo aberto, transparente e democrático entre todos os usuários. O livre debate e a exposição de ideias são prioridades, mas, sempre prezando pelo respeito às opiniões da população e pela tolerância.”, informa a sua página.
Quanto à interação, Rollemberg responde todos os comentários possíveis, apesar de possuir um baixo número de compartilhamentos e engajamentos - chegando a, no máximo, 100 em sua maioria. Por outro lado, suas curtidas e comentários vez ou outra ultrapassam a marca de 1.000 interações.
@rollembergpsb - “Sou governador eleito pelo DF"
No Instagram, Rodrigo Rollemberg possui um total de 14,1 mil publicações. Sua periodicidade é diária para os seus 13,7 mil seguidores. Com assuntos voltados a eventos, ações, pesquisas, propostas e campanhas, o candidato a governador possui uma postura mais fechada nessa rede social por responder menos os seus seguidores.
Suas postagens, entretanto, variam entre 200 e 3 mil curtidas e, através dos destaques que a ferramenta proporciona, selecionou sua agenda, seus investimentos e sua promessa de “casa arrumada” (um dos seus planos de governo).